Palavra do Diretor

Urge termos reflexões teológicas sobre a gritante realidade do mundo e da igreja atual que nos levem a uma melhor avaliação quanto à posição cristã como comunidade hermenêutica e no mundo. O Instituto Bíblico de Anápolis existe com essa proposta: a de oferecer ao povo de Deus, conhecimento teológico sistematizado e libertar a teologia que caminha somente nos âmbitos intelectuais, colocando-a fora de seus restritos muros academicistas com o objetivo de levar sua vivência aos guetos da vida, pois é na beira dos “caminhos” dessa história humana sofrida e ao mesmo tempo alvo da graça de Deus, o lugar onde se encontram as melhores oportunidades de viver a encarnação da teologia.  

O equilíbrio se faz necessário. Mente e coração devem ser os dois polos de uma teologia voltada para prática. Parafraseando o pastor Tiago, é o mesmo que afirmar: a fé sem obras é morta. Então, uma teologia só se justifica quando proporciona um terreno sólido e padronizado por onde sua prática acontece e que promova a vida segundo a ótica escolhida por Deus na encarnação de seu Filho.

Urge ensinarmos o zelo pela teologia genuína que em nossos dias, infelizmente, em alguns meios, está sendo relegada a segundo plano. No entanto, ainda há alguns poucos que não se dobraram diante de uma teologia sem a cruz e esvaziada de significados espirituais positivos no existir para Deus. Há uma grande diferença entre a cruz da teologia de alguns círculos acadêmicos e a teologia da cruz existente no Novo Testamento. Portanto, o nosso interesse se resume na verdadeira teologia da cruz, isto é, aquela que procura levar o povo ao encontro com Deus, de sua identificação com O crucificado e de seu profetismo no mundo. De modo que, daí, advenham os resultados que Deus espera que estejam sendo produzidos por um existir-viver significativo tanto para o presente como para a eternidade.

Fazer teologia tem sido um desafio em nossos dias, mas, aliado a ele, estão os privilégios de buscar e o de fazer uma teologia no âmbito acadêmico que reflita, na prática, o Modelo daquela única vida que glorifica a Deus, o de Jesus. Por isso, nós do IBA decidimos colocar-nos nesse caminho árduo, na verdade, contudo, glorioso. Imbuídos do desejo de ver pessoas preparadas para a obra do ministério cristão, convidamos você para se juntar a nós nessa caminhada de desafios e privilégios, em busca de uma teologia para a vida.  

 

Pr. João Batista Rosa - Diretor do Instituto Bíblico de Anápolis

IBA 2014-2017 © Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: Afixar - Algo Diferente